Regulamento da Rádio das Antigas

 

Regras para o público em geral

Além do bom senso que é a regra maior, existem algumas normas para participar do chat. Elas vão desde opções para melhorar a utilização, até regras fixas.

É expressamente proibido:

1) ofensas a outros usuários ou moderadores;

2) apologia às drogas ou qualquer tipo de crime;

3) utilizar nicks (apelidos) com nomes ofensivos ou de cunho sexual (palavras envolvendo os órgãos sexuais e/ou mais pesadas);

4) propagandas de outros sites e rádios;

5) misturar problemas particulares e/ou assuntos pessoais com a rádio;

6) discussões que possam atrapalhar o bom andamento do chat;

7) envio de conteúdo pornográfico no chat ou no privado sem autorização prévia.

 

Regras para a moderação

Porque da existência dos moderadores?

Moderadores são escolhidos pela administração para zelar pelo bom andamento do chat. Como os administradores geralmente atuam em tarefas fora do chat, é papel da moderação manter a ordem e evitar que ocorram problemas que possam afetar a rádio e/ou o chat. A escolha dos moderadores é feita exclusivamente pela administração da rádio, seguindo critérios como conhecimento, boa relação com usuários do chat, vontade de ajudar, presença, dentre outras.

Funções do moderador:

1) Orientar novos usuários;

2) Sugerir e coordenar eventos, juntamente com a administração;

3) Reeprender usuários que infrinjam o estatuto do chat;

4) Comunicar à administração com "print" caso presenciarem humilhações ou abuso de outro moderador;

5) NÃO será tolerado abuso de poder. Não há nenhuma cobrança sobre moderadores... só não será permitido abusos e desrespeitos com outros usuários sob pena de perder a moderação; a moderação deve sempre dar o exemplo.

6) O chat é um canal para ADULTOS. Portanto não existe proibição quanto a palavras de baixo calão (palavrões), desde que seja entre duas ou mais pessoas que estejam interagindo bem (brincando etc) e que não cause desconforto as partes envolvidas. Então antes de chamar a atenção ou tomar qualquer providência, observe a situação.

7) Quando não estiver disponivel para ajudar/moderar: use o comando !down para ficar junto aos demais usuários/ouvintes e não ficar em evidência. Opcional: acrescentar ao seu nick uma palavra que demostre sua ausência como "away", "off", "ausente" etc). Assim você evita que um usuário lhe peça ajuda e você acabe passando por "antipático" ao não responder o que lhe for perguntado.

8) Moderadores não são proibidos de irem à outras salas, desde que permaneçam logados na rádio. Se for localizado(a) em outra sala sem que esteja na Rádio das Antigas poderá ter seu status removido sem aviso prévio.

9) Em caso de dúvidas em relação a kicks/bans, procure a administração antes de fazê-lo.

Tipos de punições que podem ser aplicadas pelo moderador:

Quem descumpre as regras sofre as punições. A punição poderá ser aplicada pelo moderador que estiver online no momento. As punições podem ser:

Repreensão: Situações não consideradas graves devem ser feitas dialogando diretamente com o usuário (apologia às drogas ou qualquer tipo de crime, misturar problemas particulares e/ou assuntos pessoais com a rádio, discussões que possam atrapalhar o bom andamento do chat etc)

Banimento: punição dada em situações graves ou reincidentes (ofensas graves a outros usuários ou moderadores, nicks contendo paravras de baixo calão ou cunho sexual, propagandas de outros sites, chats ou rádios etc).

Banimento por tempo indeterminado: punição máxima dada pela administração para situações gravíssimas.

O bom senso deve prevalecer nas decisões do moderador, avisando verbalmente com antecedência, com excessão de situações consideradas graves ou gravíssimas, que pedem o banimento instantâneo.

Em caso de banimento por atitudes ocorridas em "private" (pv/pvt), um administrador eventualmente poderá solicitar "prints" para averiguação.

Atenção moderadores: em caso de dúvidas sempre procurem um administrador antes de tomar qualquer atitude.

 

Boas práticas para a moderação
Boas práticas são atitudes que não são de fato obrigatórias, mas que servem para que o moderador tenha em mente o que fazer para ser útil junto a rádio, causando boa impressão junto aos ouvintes e com isso manter o usuário fiel ao nosso chat.
1) Ser educado: Dar bom dia, boa tarde ou boa noite faz parte da boa educação. A cordialidade ajuda e o usuário se sente querido no ambiente do chat.
2) Ajudar quando necessário: Muitos usuários novos tem dificuldade em pedir uma música ou até mesmo iniciar uma conversa privada. É sempre importante o auxílio nessas horas.
3) Interação: Interagir com os ouvintes pode ajudar a cativar mais usuários para a rádio. Brincadeiras, conversas... Por exemplo: tente analisar o que um usuário novo gosta, e converse um pouco sobre o assunto. Outro exemplo: brinque com usuários que permitirem esse tipo de aproximação, com apelidos e gestos que demostrem que ele é importante para a rádio.
4) Divulgação: Sempre que possível, vamos divulgar a rádio em mídias sociais. Grupos de Facebook, Grupos de WhatsApp, Salas de Bate-papo... Onde for possível, é interessante postar um vídeo, uma figura ou até mesmo um de nossos banners, mas sempre informando nosso link na postagem.
5) Bom senso: Ninguém é obrigado a ser amigo de ninguém, mas que haja respeito entre as partes para o bom andamento da rádio. Não gostou da atitude de um(a) moderador(a), tente conversar com ele(a) e resolver a situação, podendo ser em off ou até mesmo usando o canal destinado as conversas entre moderadores.

*OBS: A administração estará sempre observando o comportamento dos moderadores, portanto tentem seguir as funções e as boas práticas citadas.

 

Regras para DJ's/Locutores

1) Cada DJ/Locutor deve respeitar seu horário. Os horários devem ser respeitados e, se possível, sem atrasos. Em caso de falta ou troca, avisar a um dos administradores;

2) O tempo limite padrão para a programação diária de cada DJ são 2 (duas) horas. Esse limite é uma questão de bom senso e também para que a programação não fique "cansativa" para o ouvinte. Porem CASO O HORÁRIO em seguida esteja LIVRE e for de desejo do DJ esticar um pouco a sua programação, é válido solicitar autorização prévia junto a administração para ultrapassar as 2 (duas) horas, desde que não atrapalhe algum horário já reservado na grade.

3) Tenha bom senso e educação: Antes de digitar o comando para entrar no ar, espere a música que estiver tocando chegar ao fim.

4) Salvo programas especiais (que devem ser agendados com antecedência com a administração), Programa Roney Nunes ou na Hora do Rock com o Velho do Saco, todos os DJ's da Rádio das Antigas devem ser ecléticos. O DJ deve ser capaz de tocar os mais variados gêneros musicais durante seu programa. Vamos entender se um ou outro DJ pender mais para um determinado gênero, mas ele deverá "tocar de tudo" (dentro do proposto pela rádio) para que nosso público seja bem abrangente;

5) Músicas novas foram flexibilizadas aos DJ's, ou seja, não existe mais um ano específico para limitar, porém o bom senso deve permanecer: o FOCO continua sendo as músicas dos anos 80/90/2000 (flashbacks) e não são permitidos certos ritmos como: funk "proibidão" e derivados, assim como músicas de baixa qualidade vocal. Cabe ao DJ ter discernimento e bom senso de não tocar algo que vá desagradar a maioria dos ouvintes. Já no sistema (AutoDJ), o ano limite para as músicas é 2012/2013.

6) De segunda a sexta entre 08h até as 17h é de SUMA IMPORTÂNCIA que todos os DJs foquem nas músicas que definem a Rádio das Antigas, ou seja, o que foi citado no item acima. Como também já foi descrito, são permitidas músicas atuais, mas sem uma sequência, foco principal, ou um "especial" que toque somente esse tipo de música.

7) Obrigatório colocar nome das músicas devidamente identificadas no aplicativo utilizado para streaming;

8) Atender pedidos é OPCIONAL. E cada DJ é livre para administrar essa questão em seu programa. Apenas orientamos que o DJ/locutor não acostume mal o ouvinte, como por exemplo deixar que ele peça várias/muitas músicas durante a programação. A Rádio das Antigas é uma RÁDIO, e não o Spotify ou YouTube.

9) Não seja repetitivo! Evite ser um "DJ" que toca sempre as mesmas músicas diariamente. Já que se comprometeu com o cargo, seja criativo e demonstre conhecimento musical. Um DJ repetitivo que toca sempre as mesmas músicas se mostra desinteressado e com pouco conhecimento.

10) Todos os DJ's/locutores devem tocar regularmente nossas vinhetas durante sua programação;

11) Caso esteja com problemas técnicos que possam vir a prejudicar a sua programação e a rádio, não insista no erro. Por exemplo: após duas quedas de conexão, informe a outro moderador ou a administração que não poderá continuar a programação. Com isso evita-se constrangimento tanto para a rádio quanto para o DJ que acaba sendo taxado de incompetente;

12) Visualize regularmente a nossa grade (www.radiodasantigas.com.br/grade), para que não tenha dúvidas em relação a horários;

13) Para tocar em um horário diferente do designado a você, consulte a administração.

14) Seguir as orientações dadas pela administração.

15) Evitem stress e se divirtam!

 

® www.radiodasantigas.com.br 2013-2021